ARCSPMIA ARCSPMIA ARCSPMIA ARCSPMIA ARCSPMIA ARCSPMIA


O DIREITO NÃO SE RESUME NA MERA CONDIÇÃO DO EXISTIR, MAS CONSTITUI-SE, TAMBÉM, DO CONHECER E DO BUSCAR. ASSIM, NESSA SELVA HUMANA, É MELHOR AOS ANIMAIS SOCIOLÓGICOS CONHECER E BUSCAR OS DIREITOS DO QUE SIMPLESMENTE TÊ-LOS.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Um convite a minha luta

Caro colega,

Primeiro, gostaria de agradecer por toda sua atenção dispensada a este texto, muito obrigado!

Segundo gostaria de falar-lhe a respeito do tripé dignidade, liberdade e igualdade.

A dignidade é um dos sustentáculo que matem o homem sob a condição humana e sem ela ele não passa de um trapo de imundice.

Um homem precisa, no mínimo, andar de cabeça erguida e sem ter do que se envergonhar. Ele precisa ter respeito, em primeiro lugar, a si mesmo e a confiança de que todos não tem do que acusá-lo. Não ter nenhuma acusação sobre si não significa estar dentro do direito ou não ter algo de escuso descoberto, significa estar sob a condição ética e, mesmo que estaja encascerado, só ter que responder às acusações que lhes são impostas pela defesa do que é ideológicamente correto e que lhe torne livre e dê a igualdade isonomica.

Um homem precisa de liberdade. Não apenas ser livre para saltitar e muito menos para surrupiar, mas para poder expressar-se; para poder ensinar; para poder acompanhar os filhos crescerem. O homem precisa ser livre para poder ser digno; para poder ser homem e olhar olho no olho dos seus semelhantes sem nenhum medo.

Um precisa, em fim, ser igual a todos aqueles que são livres e dignos, dentro e fora da lei no que é moral, social e humano. Não há nada mais agressivo a dignidade e a liberdade do que homem ter que fazer ou deixar de fazer aquilo que lhe tire a condição.

Então, caro colega, um homem não precisa ser igual a outro que tem um carrão, pois dificilmente até os carrões serão iguais; um homem não precisa apenas poder ir e vir, ele precisa ter o coração e suas emoções livres para viajar sem barreiras; um homem precisa ser homem para poder ser homem e todo homem é digno.

Em fim, felizmente, poso dizer que em mim a reunião da dignidade com a liberdade e a igualdade. Não tenho nada do que me envergonhar; ainda que coloquem um veda em minha boca jamais vão me impedir de expressar sobre as coisas corretas e, se amarrarem meus pés, as coisas que eu defendo, por serem boas, vão vagar por toda a eternidade nos verdadeiros homens e não nenhum que seja verdadeiramente homem que seja diferente de mim.

Terceiro, meu nobre colega, gostaria de falar-lhe que eu não me recordo de alguma vez ter lutado em vão, mesmo com o amargo de algumas derrotas, por isso vou continuar lutando e que vença aquele que não perder a sua diginidade, sua liberdade e sua igualdade. É assim que sou e se o nobre colega quiser participar de uma luta junto comigo é preciso está credenciado com estes conceitos.

Um forte abraço e até uma próxima oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário