ARCSPMIA ARCSPMIA ARCSPMIA ARCSPMIA ARCSPMIA ARCSPMIA


O DIREITO NÃO SE RESUME NA MERA CONDIÇÃO DO EXISTIR, MAS CONSTITUI-SE, TAMBÉM, DO CONHECER E DO BUSCAR. ASSIM, NESSA SELVA HUMANA, É MELHOR AOS ANIMAIS SOCIOLÓGICOS CONHECER E BUSCAR OS DIREITOS DO QUE SIMPLESMENTE TÊ-LOS.

Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2011

Pressão palaciana reforça movimento de resistência de policiais e bombeiros militares

O velho e conhecido veneno, muitas vezes usado, ao longo da história, para debelar a insurreição de oprimidos, que ousam se levantar contra seus opressores, nem sempre, como se sabe, produz o efeito desejado por aqueles que o administram.

Parafraseando o pensador Nietzsche - aquilo que não nos mata, nos fortalece -, dona Maria, uma humilde e anônima lavradora do Povoado Água Viva, a 27 quilômetros de Imperatriz, cunhou, filosoficamente, com toda propriedade, depois de assistir, na telinha da Globo, a notícia da forte paralisação de policiais e bombeiros do Maranhão, mesmo diante das espalhafatosas “medidas de contensão” adotadas pelo Governo: “meu filho, aquilo que não mata, engorda...”

Tenho a impressão, e posso até estar enganado, mas é exatamente isso que vem ocorrendo, nas últimas 48 horas, com o até então inacreditável “Movimento de Novembro”, cujo indizível ato de desobediência imobilizou o braço armado do Estado, tradicionalmente submisso e domesticado.

Os dados que contabilizam o processo de engajamento e mobilização do movimento revelam que a reação palaciana, consistente a decretação de ilegalidade de “greve”, a ameaça de prisão de lideranças, a iminente ação intervencionista da Força Nacional e até do Exército Brasileiro, e a disseminação de contra-informação pelo aparelho de mídia do Estado para assustar e/ou persuadir os protestantes fortaleceu, substancialmente, o manifesto a ponto de torná-lo irreversível, com consequências inimagináveis.

E digo mais. O alto estafe do Governo já tem a avaliação segundo a qual o efeito das medidas foram paradoxais às pretensões do próprio Governo.

Como diria dona Maria, só lembrando novamente, “aquilo que não mata, engorda”.


Daniel Pereira de Souza (Advogado)





3 comentários:

  1. Roseana Sarney poderá ser cassada. Vejam em http://revistamaranhensidades.blogspot.com/2011/08/roseana-sarney-podera-ser-cassada.html

    ResponderExcluir
  2. ATENÇÃO POLICIAIS!!NÃO ACREDITEM EM NENHUM OFICIAL DO EXÉRCITO, POR FAVOR!!O EXÉRCITO DEMONSTROU SUA CONSIDERAÇÃO POR NÓS ONTEM AO ASSUMIR O CMD DA PM, DESMORALIZAR O CMT. GERAL E AFRONTAR NOSSOS OFICIAIS E PRAÇAS. O QUE ELES CONCLUÍRAM É QUE ESTAMOS CADA VEZ MAIS FORTES, NÃO PODEM NOS PRENDER DENTRO DA ASSEMBLÉIA E NÃO TÊM COMO SUSTENTAR O POLICIAMENTO DO ESTADO. VOCÊS ACHAM QUE SE ESTIVÉSSEMOS NOS MANIFESTANDO NA RUA ELES TERÍAM ESSA PREOCUPAÇÃO DE FALAR CONOSCO? ONTEM ELES NÃO QUERÍAM PAPO IRMÃOS, VAMOS PERMANECER FIRMES, O MOVIMENTO JÁ EXTRAPOLA O CURRAL DO MARANHÃO E O GOVERNO NÃO AGUENTARÁ MUITO TEMPO! FORÇA E EM FRENTE QUE A VITÓRIA É NOSSA.

    ResponderExcluir
  3. QUERO AGRADECER DE CORAÇÃO A TODOS DA ARCSPMIA E TODAS AS ASSOCIAÇÕES, AMIGOS, SIMPATIZANTES PELO EXCELENTE TRABALHO EM PROL DA NOSSA CLASSE, NAO PUDE ESTAR TODO TEMPO NO MOVIMENTO, MAIS AS VEZES QUE FUI, MEU CORAÇÃO SE ENCHIA DE ALEGRIA, SENTIA QUE ESTAVAMOS NOS LIBERTANDO DE UMA DIDATURA. CB DEUSIVAN, WIDEVANES, EDILBERTO E TODOS OS DEMAIS, OS MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS.
    SGT PM REF LUCENA DE IMPERATRIZ

    ResponderExcluir